discriminação no esporte
Esportes e Atividade Fisica
Relações Interpessoais profº Maria Moura
Gabriela Rosendo Trevisan
Lucas Brasiliense 2ºAES
a) Na opinião de vocês, quanto a torcida pode influenciar positivamente ou negativamente o desempenho de um atleta? Justifique a resposta.
De fato a torcida influencia grande parte do desempenho do atleta, até porque os atletas se empenham mais quando a torcida está torcendo positivamente. Porem quando acontece pelo lado negativo o atleta acaba sofrendo psicologicamente e seu desempenho é prejudicado como no texto se apresenta.
b) Quais as estratégias que federações, clubes, instituições esportivas devem adotar para eliminar maus comportamentos por parte da torcida?
O único modo de acabar com o mau comportamento é com a punição, sendo ela excluir a torcida de alguns jogos da equipe, ou até mesmo aplicando a multa em uma quantia alta.
c) O atleta e questão poderia ter agido de forma diferente? Como?
Sim, poderia usar as ofensas e sua ira como motivação para jogar ainda melhor.
d) Faltou controle emocional ao atleta?
Faltou porque se ele estivesse em seu estado psicológico não abalado, ou até mesmo mais concentrado no jogo, assim não afetaria tanto seu desempenho
e) Como as equipes podem se preparar para que seus atletas não caiam nas “armadilhas” de provocações do adversário? Quais casos vocês se recordam de atletas que perderam o controle emocional durante uma partida por ter sido provocado?
Poderiam treinar o psicológico dos atletas, orientando sempre caso aconteça durante um jogo, O lateral-direito do Barcelona, Daniel Alves, mostrou que está cansado das manifestações racistas na Espanha. Em jogo contra o Villareal, ele pegou uma banana atirada em direção a ele, descascou, comeu e, com ar de segurança, prosseguiu o jogo cobrando o escanteio.
Recursos necessários:
Aproximadamente 15 cópias do artigo de 1 página.
Identificação do professor: Maria