Discriminação Racial no Futebol Brasileiro
Discriminação racial como problema a ser discutido em todo seio da sociedade. Problemática a ser combatida também no meio do futebol brasileiro.
Situação preocupante, falta de punição, dúvida quanto a eficácia das leis que deveriam servir para coibir todo e qualquer tipo de discriminação racial.
Fato triste que se tornou comum no futebol brasileiro desde muito tempo atrás.
PALAVRAS-CHAVE: Discriminação. Racismo. Futebol.
1 INTRODUÇÃO
A discriminação racial é um problema que vem sendo bastante discutido desde muito tempo atrás, e chega a ser incrível como em pleno século XXI ainda exista e subsista esse tipo de atitude tão repugnante, e que foi a muito foi e vem sendo responsável por crimes bárbaros e dizimação de um grande número de pessoas.
Uma das coisas mais injustas que se pode fazer é julgar alguém pela cor de sua pele, usando para isso argumentos fúteis como o fato de haver muitos negros morando em favelas e que no passado os negros foram escravizados.
E algo que talvez ainda mais absurdo é existência da discriminação de um negro para consigo mesmo, gerado pelo medo de sofrerem com isso ou por já terem sofrido algum tipo de discriminação.
Mesmo assim apesar de tudo isso, apesar de todos os problemas gerados pela discriminação, muitas pessoas ainda não a consideram como um grande problema, como algo que merece ser foco de discursão. Pensamento esse que só atrasa com o fim do preconceito.
2 DESENVOLVIMENTO
Essa atitude reprovável vem se alastrando cada vez mais, e torna como palco de injuria o que deveria ser palco de diversão como os campos de futebol. No Brasil, um país de todas as raças, de tanta miscigenação infelizmente esse é um problema para ainda ser combatido. Por mais que muitos busquem negar e/ou disfarçar ainda existe um grande tabu no futebol brasileiro, a discriminação racial. Chega até a ser engraçado, pois muitos dos responsáveis por nosso futebol chegar ao topo foram jogadores negros e mulatos. Como por