Discriminaçao e preconceito no espaço escolar
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5 e 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO São vários os estudos que se têm debruçado sobre o problema da discriminação e o preconceito no contexto escolar brasileiro.Porém ainda são raros os estudos que se concentram na formação intercultural.
Existe muito preconceito, discriminção no contexto escolar e este é um grande problema de todos nós.
Estudos bibliográficos referentes à discriminação e o preconceito dentro da escola,subsidiaram a coleta de dados e sua posterior análise, contribuindo de maneira sucenta na compreensão sobre a temática, que é complexa e polêmica no campo eduacacional e social.
2 JUSTIFICATIVA
3 DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho procuramos, a partir de numerosos estudos já realizados sobre a discriminação e o preconceito presentes na sociedade brasileira, analisar o modo como a escola e, em particular os professores,acabam,em grande medida,reproduzindo os processos discriminatórios presentes na sociedade.
Com a análise dos dados obtidos, pôde-se perceber que a maioria dos professores revela um posicionamento intercultural de retraimento aos assuntos abordados.
Vamos esclarecer um pouco sobre cada conceito.
Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhece-las.É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.
Discriminação, uma pessoa preconceituosa e racista é sum ser humano no fundo, inseguro e infeliz,que precisa a toda hora ser admirado e reconhecido,como uma criança,ou que necessita se exibir para os outros procurando se mostrar superior,como por exemplo ficar contando piadas sobre negros,sobre gays,sobre mulheres,sobre outros destinos...
A pessoa que faz isso, geralmente quer