Discriminalização da Maconha
Disciplina de Metodologia Cientifica Sob a orientação da Prof.----Virginia
CURITIBA
2013
DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL
A Cannabis Sativa é uma planta da família das canabináceas, originária da Africa, mais conhecida como maconha, que conquistou uma legião de usuários e defensores na década de 1960.
De acordo com o Observatório Brasileiro de informações sobre drogas ,
Existem referências ao uso da maconha há mais de 12.000 anos. Ao longo do tempo, foi utilizada com fins medicinais, pelo seu efeito de produzir risos e suas fibras utilizadas para confecção de cordas e roupas. Entre 2.000 e 1.400 a.C. foi descoberto seu efeito euforizante na Índia, onde foi utilizado com fins medicinais como: estimular apetite, curar doenças venéreas e induzir o sono.
A história da humanidade é permeada pelo uso das drogas, desde sempre, para sair da realidade opressora usuários buscam prazer no uso da maconha , considerada uma droga cultural.
Não comprovada cientificamente, que seu uso possa provocar dependência química, seus benefícios e malefícios dividem opiniões e geram debates científicos entre médicos e pesquisadores de drogas no Brasil.
No Brasil, a posse e o consumo da maconha são proibidos mais às vezes tolerados pela justiça dependendo sempre da quantidade, uma situação diferente que acontece em um pais vizinho, o Uruguai, lá o consumo é permitido e agora um projeto de lei prevê que o governo uruguaio passe a produzir, comercializar e distribuir livremente a maconha no pais, apoiado por Fernando Henrique Cardoso conforme expressa em seu artigo publicado no O Globo Opinião, apoiamos a busca de modelos de regulação legal porque acreditamos que reduzirão o poder do crime organizado e ajudarão a proteger a saúde e a segurança das pessoas. Por este motivo, acho que a proposta do Uruguai de regular a maconha é digna de consideração· O