Drogas
-Segundo a ONU estima se que 200 milhoes de pessoas façam uso de drogas sendo 25 milhoes dependentes químicos , entre 15 e 64 anos de idade.
- A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo.
- o uso de drogas esta relacionado a exclusão social , violência, abuso sexual, desemprego e também a busca por sensações prazerosas.
- No plano internacional as drogas são tratadas por tratados tendo como primeiro a Confência de Shangai em 1909 (Ópio), em 1924 teve a conferencia de genebra em que se tratou do tráfico e em 1971 em Viena discutiu se a convenção sobre as Substancias Psicotrópicas.
- No brasil no sec XIX restringiu se o uso da maconha , medida que foi discutida sobre um ponto de vista racista.
- Em 1940 o código penal tipifica o uso de entorpecentes no seu art 281.
Perfil toxicológico
-Maconha: o perfil do usuário da maconha é bestante variado, diferentes classes socioculturais
-Cocaína: perfil variado
-Crack: definido por individuos do sexo masculino, idade inferior a 25 anos e baixa escolaridade, o crack surgiu na década de 90.
- O crack é a droga mais preocupande no momento por seu grande numero de usuários, o crack no inicio provoca sensações de extremo prazer que são denominadas de rush ou frash.
- Designer drugs, efeitos psicotrópicos especificos, ecstasy por exemplo: geralmente são jovens, solteiros com idade média de 24 anos, escolaridade superios e pertencentes a classe média.
Drogas sobre o ponto de vista penal e da criminologia
- a conduta apresenta incidencia massiva, aflitiva, persistência espaço temporal, inequivoco consenso.
- a criminalidade decorrente das drogas só seria resulvida com a resolução das desigualdades sociais, condiçoes de miserabiliade, o fim do baixo nivel educacional e cultural.
Discriminalização: solução ou destruição?
- Talvez o caminho mais adequado seria discutir o consumo consciente de drogas com menor potencial de abuso e controle do consumo de drogas com alto potencial