Discos ntfs
HARD DISK: Onde está às partições, parte física do HD.
MASTER BOOT RECORD: A MBR é lida pela BIOS, que interpreta a tabela de partição e em seguida carrega um programa chamado "BOOTSTRAP", que é responsável pelo carregamento do sistema operacional, no setor de boot da partição que será o boot.
BOOT SECTOR: O setor de boot do HD armazena informações sobre o sistema operacional instalado, quais arquivos devem ser carregados para inicializar o sistema.
MASTER FILE TABLE: É a principal estrutura do sistema NTFS, que substitui a FAT, armazenando as localizações de todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos referentes ao próprio sistema de arquivos.
MASTER FILE TABLE COPY: É uma cópia de segurança da MFT.
MODO KERNEL: Tem acesso total ao hardware e aos recursos de sistema do computador. O modo kernel impede que serviços e aplicações modo usuário acessem áreas criticas do sistema operacional.
FILE SYSTEM DATA: Parte referente aos dados.
MODO USUÁRIO: Modo de Processamento em que os arquivos são executados.
MFT (Master File Table)
Cada entrada de arquivo ou diretório no MFT possui 2KB, onde são armazenados o nome do arquivo e seus atributos. Sobra então uma pequena área de dados, geralmente de tamanho 1500 bytes (pode variar dependendo do espaço ocupado pelo nome e pelos atributos do arquivo) que é usado para guardar o início do arquivo.
Caso o arquivo seja muito pequeno, ele poderá ser armazenado diretamente na entrada do MFT, caso contrário, serão armazenados apenas os números dos clusters ocupados pelo arquivo.
Em alguns casos, não é possível armazenar nem mesmo os atributos do arquivo no MFT, neste caso, os atributos serão gravados em clusters vagos do HD e a MFT conterá apenas entradas que apontem para eles.
Ex.:
O arquivo Trab.xls será iniciado em CHS (0-0-9) e ele será encerrado em CHS (0-0-21).
O MFT é o arquivo mais importante em um FILE SYSTEM (NTFS). Ele mantém um registro de todos os