Sistemas de arquivos
São dois Sistemas de Arquivos não muito utilizados nas novas versões do Windows,por não serem tão complexos e eficientes como o NTFS.
O FAT16, era utilizado em todas versões mais antigas,porém havia muita insatisfação,pois tem muitas limitações em relação ao tamanho e segurança dos arquivos. Devido a estas grandes limitações,a Microsoft resolveu lançar um novo sistema de arquivo,o FAT32.
O sistema de arquivo FAT32,foi lançado em 1996,com o intuito de superar as limitações do FAT16.A primeira versão do Windows,não muito conhecida,a ter o FAT32 foi a segunda versão do Windows 95 (OSR2).E a partir dai,todas as versões do Windows (Windows 98/98SE/ME/2000/XP) passaram a ter suporte a FAT32.
Sistema de Arquivo : FAT16
O FAT1 é utilizado no MS-DOS,pode ser usado em um Sistema Operacional de 16 bits ou 32 bits. É o único sistema de arquivos,que é compatível com todas versões Windows e DOS.
Possui capacidade de 16 bits para endereçamento de dados no HD,o que corresponde à 65536 clusters,ou seja,pode trabalhar,no máximo com 65536 clusters.
Tem grande vantagem em relação a velocidade.
Há uma grande problema neste sistema,o desperdício de disco. Isso ocorre porque áreas são marcadas como ocupadas, porém fisicamente estão vazias. Isso devido ao sistema FAT ,que armazena os arquivos nos cluster(O cluster tem seu tamanho definido pelo próprio Sistema Operacional,e quanto maior o cluster,automaticamente maior será o desperdício.),e se estes arquivos não tiverem o tamanho múltiplo do cluster que está sendo utilizado,o arquivo ocupa maior espaço do que o necessário.
PONTOS POSITIVOS:
- Ele é um sistema de arquivo mais rápido por ser mais simples;
- Também ótimo para ser utilizado em computadores com pouca memória, pois não ocupa muito espaço.
PONTOS NEGATIVOS:
- Facilmente seus arquivos podem ser danificados, pois não proporciona uma segurança de dados; - Só aceita arquivos pequenos de oito caracteres, ou seja, somente