Sanitaria 2
ASSUNTOS PARA N-2
Até 50% dos custos de implantação de uma rede coletora de esgoto pode ser consumido na construção de PV.
TUBULAÇÃO DE INSPEÇÃO DE LIMPEZA (TIL).
São dispositivos destinados a permitir a inspeção e a limpeza dos trechos a partir da superfície sem que haja contato físico do operador com o coletor de esgoto. Dispositivo não visitável, fabricado em PVC ou em outro material plástico, destinado a inspeção visual ou a introdução de equipamentos de desobstrução e limpeza dos coletores.
São empregados em trechos retos de pequenos diâmetro ( D ≤ 200mm ) em substituição aos PVs que não tenha encontro de coletores.
Devem estar situados a uma distância d ≤ 75m entre TLI d ≤ 90m ( do PV mais próximo ).
Desenho
A NBR 9649/1986 recomenda a utilização do TIL nos seguintes casos:
1. Na reunião de coletores (até três entradas e uma saída); 2. Nos pontos com degrau de altura superior a 0,50m; 3. A jusante de ligações prediais cujas contribuições podem acarretar problema de manutenção; 4. Profundidades até 3m.
SIFÃO INVERTIDO
No projeto de coleta e transporte de esgoto sanitário é frequente a necessidade de transpor obstáculos como córregos, rios, galerias de AP, adutoras, linhas de metrô, galerias de cabos elétricos ou de comunicações, etc .
A transposição desses obstáculos poderá ser feita por cima ou por baixo.
Para a transposição por cima, há a necessidade de elevar o líquido utilizando-se de estações elevatórias de esgotos.
Para transpor o obstáculo por baixo, é possível aprofundar apenas a tubulação mantendo-se o escoamento em conduto livre ou aprofundar a tubulação e, após o obstáculo, elevá-la outra vez até atingir uma cota ligeiramente inferior à cota da tubulação logo a montante do aprofundamento, a fim de vencer