New Technology File System
NTFS é a sigla para New Technology File System. Desde a época do DOS, a Microsoft vinha utilizando o sistema de arquivos FAT, que foi sofrendo variações ao longo do tempo, de acordo com o lançamento de seus sistemas operacionais. No entanto, o FAT apresenta algumas limitações, principalmente no quesito segurança. Por causa disso, a Microsoft lançou o sistema de arquivos NTFS, usado inicialmente em versões do Windows para servidores.
Com o intuito de fornecer um sistema de arquivos com flexibilidade, adaptabilidade, alta-segurança e alta-confiança, para ajudar a colocar o Windows NT como um sistema operacional "sério" para usuários comerciais e corporativos a Microsoft criou o NTFS.
Como o NTFS Surgiu
A Microsoft no começo dos anos 90 decidiu criar um sistema operacional seguro, confiável, de alta-performance e alta-qualidade. O objetivo deste sistema operacional era permitir que a Microsoft conseguisse uma fatia do lucrativo mercado comercial e corporativo nesta época, os sistemas operacionais da Microsoft eram o MS-DOS e o Windows 3.x, nenhum dos quais tinha o poder ou as características necessárias para a Microsoft enfrentar o UNIX. Uma das grandes fraquezas do MS-DOS e do Windows 3.x era que eles contavam com o sistema de arquivos FAT. FAT fornecia poucas das características necessárias para armazenagem e gerenciamento de dados em um ambiente corporativo, dinâmico e distribuído. Para evitar problemas para o Windows NT, a Microsoft teve que criar para ele um novo sistema que não fosse baseado na FAT. O resultado foi o New Technology File System ou NTFS.
O NTFS é definitivamente "novo" do ponto de vista que ele não é baseado no velho sistema de arquivos FAT. A Microsoft projetou ele baseado em uma análise das necessidades do seu novo sistema operacional da época o Windows NT, e não baseado em algo com o que eles estivessem tentando manter a compatibilidade, por exemplo. Contudo, o NTFS não é inteiramente novo,