Discipulado
ALUNA: NIVEA MARIA DUTRA PACHECO
LIVRO: DISCIPULADO
O discipulado deve ser entendido como ferramenta, método e principio dinâmico dado pelo Senhor Jesus para o crescimento espiritual do povo de Deus e da Igreja. Princípio este que deve nortear a vida espiritual do crente.
O Salmo 78 é uma espécie de síntese da visão do discipulado no Antigo Testamento, trazendo um conteúdo de lei, de discipulador, de discípulo, de processo multiplicador. Asafe teve como propósito o aperfeiçoamento espiritual e moral do povo de Deus, com base na Lei do Senhor, tendo o ambiente de relacionamento familiar como meio de transmissão do conhecimento.
Podemos perceber que o estudo bíblico é fundamental no discipulado cristão, ensinado como um ato para criar hábitos e não somente como ato de transmitir conhecimento. Nele, o processo de ensinar deve ter como consequência o processo de aprender para a edificação espiritual, por meio da prática, para que os discípulos se tornem pessoas com o caráter de Cristo e totalmente amadurecidos na fé.
A palavra discípulo significa “aluno, estudante”, assim, considerando que o discípulo é basicamente um aluno, um dos aspectos do discipulado, é, portanto, a informação, logo, o ensino sempre faz parte deste.
Jesus tinha duas obras para consumar: uma por meio de sua morte e outra de sua vida, nesta segunda, teve Jesus a obra vocacional. O propósito de andar conosco aqui na Terra, era ministrar, como o fez nos três anos que utilizou para formação dos discípulos, logo sua obra por meio da vida era fazer discípulos.
O que nos chama a atenção é que Jesus não se preocupava só com o imediato, mas olhava a frente, para os milhares que deveriam ser alcançados. Jesus contava diversas parábolas com a finalidade de instruir os discípulos, assim, vemos no evangelho de Marcos que o ensino ocupou lugar importante no ministério de Jesus.
Percebemos ao longo do estudo do Livro: Discipulado, que este é um processo para uma vida toda, ou