discipulado
Introdução
O que é discipulado? Qual o padrão bíblico? Discipulado é uma formação espiritual, uma mentoria pessoal que inclui:
1. Convivência (num grupo)
2. Conteúdo (adequado a realidade do discípulo)
3. Acompanhamento (Para incentivar o desenvolvimento pessoal)
Fazer discípulos de acordo com Jesus (Mt 28.19) é equipar as pessoas enquanto caminho com elas, é investir em pessoas para que elas se tornem gigantes da fé.
O que não é discipulado?
Não é um Programa, uma serie de módulos, um livro, um encontro semanal, não é um novo sistema de culto nos lares.
O discipulado é uma relação de ajuda que se reproduz, Podem incluir programas, livros, módulos, mas se perder o sentido de relacionamento comprometido e pessoal, deixa de ser discipulado. Os três Propósitos para o Discipulado
1. Cultivar Relacionamentos Confiáveis
2. Crescer no Caráter Cristão
3. Desenvolver Habilidades Ministeriais
Por que o discipulado é tão importante?
Discipulado não era uma idéia nova no período do novo testamento foi um conceito bem estabelecido no mundo grego vários séculos antes de Cristo. A palavra discípulo significa aluno estudante e os gregos tinham muitos discípulos no campo da filosofia. O discipulado implica em um processo de ensino em que o aprendiz ou aluno é conduzido a determinado alvo, considerando que o discípulo é basicamente um aluno, um dos aspectos do discipulado é o ensino. Para se tornar discípulo você deve adquirir e dominar um conjunto de conhecimentos, portanto o ensino sempre faz parte do discipulado.
Perguntas Introdutórias – Distribuir folha para as respostas!
1. Se você tivesse três anos para viver, o que faria?
2. O que você pararia de fazer. Se tivesse que escolher três atividades para parar de fazer quais seriam? Jesus tinha que considerar essas perguntas desde o começo do seu ministério, ele sabia que seu tempo aqui nessa terra seria limitado e sendo seu tempo limitado suas atividades também deveriam ser limitadas!