Energia nuclear
Cada tonelada de urânio que sai das minas tem apenas 7 kilos de
urânio235. O restante é o menos aproveitável urânio-238.
O urânio bruto é limpo com elementos como ácido sulfúrico. Depois, é submetido a um gás à base de flúor sob uma temperatura de 550 ºC,
É direcionado contra uma espécie de peneira. O U-235 é menor que o
U-238 e passa pelos poros mais facilmente. O urânio pobre o U-238 é aplicado na blindagem de tanques de guerra e na construção de projéteis (munições), já que é 2,5 vezes mais pesado que o aço.
O urânio com 2% a 5% de U-235, é suficiente para as usinas nucleares.
Nelas, a energia criada pela fissão desses átomos é usada para ferver água. E o vapor resultante move as turbinas, gerando eletricidade.
O metal altamente enriquecido tem entre 90% e 99% de U-235. Como essa concentração é muito grande, o produto gera uma energia absurda em frações de segundo. Por isso esse é o urânio enriquecido usado nas bombas atômicas.
Reator Nuclear e Bomba Atômica
A bomba atômica, se utiliza do urânio 235 (90%), a
reação em cadeia deve ser rápida , toda a massa de urânio deve ficar junta, caso contrário não ocorrerá a reação em cadeia de forma explosiva .
Reator Nuclear, se utiliza do urânio 235(cerca de 3,2%), não permitindo que a reação em cadeia se processe com rapidez suficiente para se transformar em explosão. Urânio Enriquecido
Ultracentrifugação
3,5 a 5% produção de energia.
20% equipamentos para tratamento do câncer
90% fabricação de armas nucleares.
Energia Nuclear
Em uma usina nuclear a reação nuclear utilizada para
liberação de energia é o processo de fissão nuclear
Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio-235, divide-o e ocorre a emissão de 2 a 3 nêutrons. Parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear.
O Combustível Nuclear combustível em uma usina