Discipulado
IGREJA PENTECOSTAL MANTO DE MISTERIO
O QUE É DISCIPULADO? A palavra discipulado vem do latim discipulatu e significa “aprender”, “aprendizagem”. “aprendizado; exercício; prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas”.
Percebe-se, então, que o discipulado é um processo de ensino-aprendizagem, onde o que ensinar aprende com o que é ensinado e vice-versa, e o foco é formar novos discipuladores, já que a Visão não pode parar.
Muitos homens na Bíblia passaram por este estágio e, alguns, foram discipulados pelo próprio Deus: - Adão – Adão foi discipulado pelo próprio Deus. Nos capítulo 1 e 2 do livro de Gênesis, lemos o relato da criação de todas as coisas. Antes de Deus formar o homem, ele preparou o ambiente para que ele pudesse habitar ali. No verso 18, do capítulo 2, lemos:
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhe chamariam; e tudo o que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome.” (...)
Entendemos, por esses versículos, que Deus estava se relacionando com o homem e o ensinando a ter domínio sobre todas as coisas que Deus criara. Era Deus discipulando Adão.
Moisés exerceu discipulado sobre Josué, e foi discpulador por seu sogro e muitos outros exemplos bíblicos de discípulos e discipuladores. Elias também exerceu discipulado sobre Elizeu.
Partiu pois, Elias (Monte Horebe ) e achou a Elizeu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima.
Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. (I Reis 19:19-21)