Disartria - Biologia Educacional
Disartria
O que é?
A Disartria é uma desordem da fala,resultante de distúrbios no controle muscular dos mecanismos da fala.
Disartria
Causa
A Disartria é causada por lesão no
Sistema Nervoso Central ou no Sistema
Nervoso Periférico, refere-se a um grupo de desordens da fala com alterações das funções motoras da respiração, fonação,articulação e prosódia.
Respiração: O controle deficiente da expiração e inspiração interferirá na entonação, prejudicando a inteligibilidade da fala
Fonação: A paralisia das pregas vocais resultará em um som fraco e abafado e fará com que o paciente se canse facilmente. O volume da voz cairá após um certo período da fala ou no final da oração. Articulação: A redução da atividade neuromuscular da língua, lábios, palato mole e mandíbula produz alteração de fala. Prosódia:A prosódia ocupa-se da correta emissão de palavras quanto à posição da sílaba tônica, segundo as normas da língua culta.
Prosódia: Muitos disartricos tem uma entonação e prosódia distorcidas.
Disartria
Tipos de disartria:
•
•
•
•
Disartria Flácida
Disartria Espástica
Disartria Atáxica
Disartria Hipocinética
Disartria
Tipos de disartria:
Disartria Flácida: Flacidez ou paralisia com diminuição dos reflexos de alongamento muscular;Alteração do movimento voluntário, automático e reflexo;Atrofia das fibras musculares (perda da massa muscular).
Disartria
Tipos de disartria:
Disartria
Espástica:
Voz
tensa estrangulada.Tonicidade excessiva.Consoantes imprecisas,vogais distorcidas.Hipernasalidade e vem geralmente acompanhada de reflexos musculares anormais.
Disartria
Tipos de disartria:
Disartria Atáxica: Os músculos afetados estão hipotônicos. Os movimentos são lentos. Com frequência se observa nistagmo e os movimentos oculares podem ser irregulares. Aspereza da voz e uma monotonia no tom com poucas variações de intensidade.