Psicopatologia infanto juvenil
Disciplina de pós graduação em Psicologia Clínica
–
1a. aula
NORMAL: conceito
Norma, regra, significam, a princípio, endireitar, do mesmo modo que normalizar é impor uma limitação a algo, cuja variedade e disparidade se apresentam como hostis em relação às exigências. Normalizar corresponde a unificar o diverso, reabsorvendo as diferenças.
(G. Canguilhen, “O Normal e o Patológico”, 1966)
NORMAL: conceito aquilo que está em conformidade com a norma; aquilo que está em conformidade com o hábito, costume, média aproximada ou matemática, equilíbrio físico ou psíquico.
(N. Abagnano, Dicionário de Filosofia; 1970)
CONCEITOS DE NORMA 1o. Critério infalível para o reconhecimento ou realização de valores absolutos; 2o. Procedimento que garante o desenvolvimento eficaz de determinada atividade.
(N. Abagnano, Dicionário de Filosofia; 1970)
NORMAL EM BIOLOGIA É dado pela frequencia do caráter especificado. Essa distribuição pode ser observada numa curva gaussiana onde os valores se distribuem ao redor de um valor médio hipotético, ficando os desvios mais raros .
(N. Abagnano, Dicionário de Filosofia; 1970)
NORMAL A padronização de respostas de acordo com o conceito de média, dentro de uma distribuição gaussiana das respostas com os consequentes graus de desvio encontrados acima e abaixo da média, permitem avaliar os diferentes graus de superioridade e inferioridade.
(A.Anastasi, Testes Psicológicos; 1973)
TRANSTORNO MENTAL corresponde a uma síndrome ou padrão comportamental ou psicológico clínicamente importante, que ocorre em um indivíduo e que está associado com sofrimento, incapacitação, risco significativamente aumentado, ou perda importante da liberdade, excluindo-se respostas previsíveis e culturalmente ligadas a um determinado evento. (APA;Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM IV- 1995)
TRANSTORNO MENTAL - Estrutura Comprometimento: estrutura ou função perda ou