Direção
1. Dirigir significa orientar os esforços individuais para um propósito comum. A Direção é responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. Ao contrário das outras funções administrativas a direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração de relações entre os colaboradores e a organização. Ela envolve a orientação, motivação, a comunicação e a liderança de trabalhadores, e busca compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização. Cabe a direção o desenvolvimento de boas condições de trabalho, de um ambiente propício à cooperação entre os colaboradores, e a resolução de possíveis conflitos que possam existir. Sim, concordo com a afirmação acima, pois para que um planejamento e organização sejam eficazes, eles necessitam ser completados pela orientação e apoio das pessoas, e direção está diretamente relacionado com as pessoas da organização, é ela que “direciona” cada esforço individual para o propósito comum.
2. Pois é através da compreensão do comportamento organizacional que os administradores poderão prever e explicar o comportamento dos colaboradores nas organizações.
3. Representam predisposições dos indivíduos perante objetos, eventos ou situações, ou seja, são avaliações favoráveis ou desfavoráveis, como por exemplos expressões do tipo: “meu trabalho é desafiador”, “gosto do meu trabalho”, são atitudes positivas perante o trabalho. Elas são relevantes, pois a partir de determinadas atitudes, o administrador, começa a perceber os objetivos e comportamentos dos indivíduos em relação ao trabalho e o impacto disso no seu desempenho.
4. Personalidade, percepção, aprendizagem e comportamento se assemelham, pois são características dos seres humanos que definem como serão suas ações. A Personalidade de um individuo raramente será mudada, no entanto o gerente compreender a personalidade de seus funcionários ira