Direção processo administrativo
É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Designar pessoas (Princípio da autoridade e responsabilidade) - Coordenar Esforços -Comunicar/Motivar/Liderar - Orientar. Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem. A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa. Portanto a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados.
PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À DIREÇÃO.
1- Unidade de comando: Cada subordinado tem um superior a quem deve prestar contas
2- Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade
3- Amplitude de controle: Há um limite quanto ao número de posições que podem ser eficientemente supervisionadas por um único indivíduo.
4- Principio da coordenação ou das relações funcionais: É uma ação globalizada e convergente, que harmoniza e capitaliza todos os esforços individuais em beneficio do objetivo comum.
Principais meios de direção empresarial:
• Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados): são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi determinado.
Dois aspectos principais devem ser mencionados a respeito das ordens de serviços:
•quanto à amplitude
∗ordens gerais = obrigação de todos os empregados da empresa.
∗ordens específicas = competência de um ou de poucos