Direção hidraulica
O que é? É um sistema cujo objetivo é a redução do esforço para manobra um automóvel com o auxilio de força externa.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Direção_assistida)
Os especialistas informam que a função básica do sistema de direção é transformar o giro do volante em um movimento lateral das rodas dianteiras, definindo a trajetória do veículo, sendo que o método mais comum empregado nos automóveis é a direção simples, do tipo pinhão e cremalheira. Em regras gerais, o pinhão é fixado à coluna da direção e quando o motorista vira o volante, ele gira e movimenta a cremalheira. (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/direcao/direcao-5.php)
Historia:
A direção assistida foi inventada nos anos 20 por Francis W. Davis e George Jessup em Waltham,Massachusetts. A Chrysler Corporation introduziu o primeiro sistema de direção assistida disponível ao público em 1951 na Chrysler Imperial sob o nome de Hydraguide. A maioria dos novos automóveis tem direção assistida, apesar de nas décadas de 1970 e 1980 isso ser a excepção à regra, pelo menos nos automóveis europeus. A moda da tracção às rodas da frente, o facto de os automóveis se tornarem mais pesados aliado à crescente largura dos pneus, tornaram as manobras de um carro sem assistência, muito desgastantes em termos físicos, especialmente a velocidades baixas (e a estacionar, por exemplo).( http://pt.wikipedia.org/wiki/Direção_assistida)
Funcionamento:
A maioria dos sistemas de direção assistida consiste numa bomba de válvula rotativa e correia para fornecer pressão hidráulica e um conjunto de cilindro e êmbolo. A pressão é gerada com ajuda do motor, através da correia. À medida que a velocidade do motor aumenta a pressão do fluido hidráulico também aumenta. Para contrariar este efeito, uma válvula de escape é incorporada no sistema que permite assim diminuir a pressão quando esta está alta demais. As válvulas hidráulicas são acionadas pelo movimento do volante ou pela deflexão das rodas.