Direção de Arte em publicidade
Nome: Camila Cavalcanti dos Santos - 7° Semestre - Publicidade e Propaganda -
RA: 122065
Participei da oficina de Prática Profissional em Criação Publicitária, que aconteceu no último dia 21/08, e achei muito interessante.
De início, o Profº Dr. João Vicente palestrou sobre o atual mercado de consumo, e o quanto as campanhas vem sofrendo certa "banalização".
Primeiramente, devemos entender que a publicidade é o reflexo da nossa cultura. Portanto, a qualidade criativa das campanhas vão de acordo com a atual cultura do nosso país, que consecutivamente vem perdendo essa qualidade gradativamente.
Outro ponto interessante, é que há muita variedade no mercado de consumo, e portanto uma "disputa" na lembrança da marca. Devemos ressaltar que o tempo da população é escasso, por isso de cada 2.000 mensagens expostas, a atenção seletiva é de apenas 12%.
Devemos destacar também, que geralmente (não todas), numa agência de publicidade, encontramos:
- O trabalho em equipe desvalorizado: Equipe pequena, ou pessoas com a mesma formação, o que dificulta diferentes visões sobre o job;
- Briefing fraco: Um único briefing usado para planejamento, criação, etc, que faz com que as informações específicas sejam fracas;
- Sem foco: Diante das informações,a dificuldade em achar um foco principal para a criação da campanha;
- Não saber inovar.
Para finalizar, recebemos um briefing e deveriamos criar um conceito de campanha. O cliente era uma balada, classe A, chamada "Elephant Pink". O público, com idade média entre 18 e 35 anos são geralmente, pessoas muito bonitas.
A balada foi fechada a alguns anos, e precisavamos criar uma campanha comunicando de maneira não somente criativa, mas também inovadora.