Diretor de arte
A arte se adapta ao meio e a época em que vive, passando por diversas fases desde as pinturas rupestres até a arte digital, consequência dos grandes avanços da tecnologia. Entretanto, junto à era onde as máquinas se multiplicam nas casas e no trabalho de milhões de pessoas, torna-se cada vez mais determinante o toque humano principalmente na comunicação. Hoje se enaltece a objetividade, munida de criatividade e inovação. A comunicação nunca foi tão direta e ao mesmo tempo soterrada por tanta informação, seja na televisão, nos jornais, e principalmente na internet. As pessoas criam, por conta disso, uma espécie de filtragem, selecionando o que determinam relevante ou não dentro de seus gostos pessoais. Cabe então aos profissionais da propaganda tornarem úteis produtos e serviços na vida das pessoas, buscando ao máximo a atenção do seu público alvo, em tempos cada vez mais complicados para fazer com que as pessoas parem por algo.
2. A FUNÇÃO DO DIRETOR DE ARTE NA PUBLICIDADE
O Diretor de Arte é um profissional da criação. Concebendo o visual e seus conceitos as mais diversas artes gráficas. Cabe a ele, a partir de seus conhecimentos em design e audiovisual, trabalhar ao lado do redator na realização de campanhas publicitárias. Outrora o redator era o responsável por toda a criação, já o ilustrador elaborava o layout, sem mudar a ideia original. Nos dias de hoje, onde a população lê cada vez menos, as imagens ganharam importância, justamente por economizar tempo e apresentar mais objetividade.
3.1 O DIRETOR DE ARTE DENTRO DA AGÊNCIA
É necessário conhecer os departamentos de uma agência para compreender o processo de criação. São eles: * Atendimento; * Planejamento; * Mídia; * Criação (diretor de arte e redator); * Produção; * Tráfego, pesquisas, RH, etc.
É com a coleta do briefing que se inicia o processo, normalmente realizado pelo encarregado do atendimento, junto ao cliente. Tendo isso