Direçao de arte
CURSO: PRODUÇÃO MULTIMÍDIA
DISCIPLINA: DIREÇÃO DE ARTE
PROF. ANTONIO LUIS LORDELO ANDRADE
TAYANE DOS SANTOS ARAÚJO
RACIOCÍNIO CRIATIVO NA PUBLICIDADE
Autor: Stalimir Vieira
Livro Raciocínio Criativo na Publicidade
Stalimir consegue mostrar como é necessário a "bagagem de vida" e saber o que o cliente quer e conseguir traduzi-lo ao público. Ele afirma que a palavra chave é a informação. Não apenas a informação do briefing, mas também as informações que acumulamos com a nossa curiosidade, a nosso interesse pelo que acontece. Quando juntamos uma coisa à outra podemos dizer que temos um "circuito criativo".”
Como ele diz criatividade exige paixão. Em todo o livro, Stalimir declara que a pessoa criativa é aquela que inova, conhece e pensa o contrário.
O objetivo identificado seria que o autor tenta auxiliar quem deseja seguir a profissão de publicidade e conservar a criatividade. Segundo ele não damos a importância necessária, já que a criatividade nasce junto com cada pessoa. A prova disso é que quando somos crianças, livre de pudores e censuras, somos muitos criativos e quando crescemos nos “esquecemos” da criatividade.
Stalimir ressalta em seu livro também a importância de cada aspecto em uma criação, ele exalta a criatividade, vê nela a chave para tudo, mas ele diz que tudo é um conjunto, não adianta ser criativo e não saber redigir muito bem é importante criar com um planejamento, pensar muito, achar slogans bons, criar, bolar, juntar e pesquisar vê o que prenderá mais o consumidor, o que venderá mais.
Ele cita experiências vividas por ele que não deram tão certo e dá dicas de caminhos a serem seguidos de forma diferente para obter sucesso. Por exemplo, fazer perguntas que ainda não haviam sido feitas durante o processo de criação de uma campanha publicitária. Não é uma fórmula, nenhuma receita ou técnica.
Stalimir