Direção de Arte
Resumo
Criação Publicitária
O papel da propaganda consiste em: vender (produto, imagem, ideia, filosofia, hábito novo). A propaganda é o reflexo do mundo.
O papel da criação em: aumentar a eficácia, tornar interessante,“fazer aparecer”.
A criatividade: não deixar que o consumidor fique indiferente a sua mensagem: que ele ria, se emocione, fique com água na boca e que acima de tudo, tenha vontade de comprar/possuir o produto divulgado.
Características da criação
Ser curioso, arriscar (superar o medo pela curiosidade), desejar aprender, perguntar, aceitar a ambiguidade (criar uma alternativa de busca do novo e o diferente), questionar a capacidade de propor a ambiguidade e jogar novas luzes sobre a questão; conviver (fonte de inspiração/buscar intimidade), vibrar com a descoberta, admirar, ser criativo, buscar a melhor solução e ser estrategista.
Limites da criação de campanha:
Tom, estilo, layout, simplicidade (somente o necessário para criar impacto), relevância e originalidade ao pensamento estratégico.
Como se cria?
1. Busque informação: briefing e brainstorm;
2. Forme sua opinião: internalização das informações;
3. Deixe a ideia vir: elaboração do rough/insight.
Observação: aprenda a criar com adequação, evite as sutilezas (valorize o dinheiro do cliente), avalie o material e não o profissional e fique de olho no briefing.
Descobrindo a inspiração: apelos pictóricos, tendências e variações, antigos e modernos princípios artísticos e meios para impactar. Não há fórmula para se produzir propaganda. Achar ideia que sirva a ocasião e saber como apresentar o tema, de acordo com cada veículo.
ACHAR A PROPOSIÇÃO DE COMPRA CORRETA.
Conhecimento: familiaridade com os fatos e situação.
Perguntas: não emitir opiniões e não se envolver nelas.
Observação: pense sempre nos fatos.
Definição da Criação
Definir objetivos (marketing/propaganda), fixar metas a serem atingidas:
O que vendemos? / A quem vendemos? / Onde