Diretrizes
Nome usual: Cemitério da Consolação
Nome oficial: Cemitério da Consolação
Localização: Rua da Consolação, 1660 - CEP: 01302-001 - São Paulo, SP.
Autor Construtor: O seu traçado interno e os seus equipamentos, tais como capela, ossário e portal foram projetados por Ramos de Azevedo.
Descrição Técnica: A inspiração arquitetônica para os projetos do pórtico e do necrotério encontra-se no propileus das acrópoles gregas e nos templos de forma circular. O pórtico, grave e solene, assume a presença marcante da Rua da Consolação, com sua superfície coberta a altura generosa do pé direito. O muro faz um contraponto exato às proporções do pórtico. Os degraus conduzem ao plano superior. As colunas, dóricas de fustes firmemente assentes sobre o estilóbato (trecho coberto), são reforçadas por pilastras que, presentes nos quatro cantos da edificação, definem os seus limites. Na parte superior, um entablamento dórico arremata as ordens e um ático coroa o conjunto. A face voltada para a rua é de granito e o lado interno, de alvenaria de tijolos. O portão de ferro abre para a alameda que focaliza diretamente a capela, que por sua vez assume um modelo de templo circular com a cercadura de colunas dóricas e cella mais alta. A sua entrada (em forma de pórtico) e altar (situado no lado oposto, coroado por um frontão triangular) projetam-se do círculo, rompendo o contínuo da cercadura de colunas.
Data da edificação: 03 de julho de 1858.
Metragem: 77 mil m2
Área envoltória:
Resolução: Resoluçao 28 de 28/06/2005
Publicação em DOE: Poder Executivo, Seção I, 04.10.2007, pg 32.
Livro de Tombo: Inscrição nº 350, p. 94, 23/09/2005
Proprietário original: Público.
Proprietário atual: Público.
Uso original: Evocativo.
Uso atual: Evocativo.
Motivo do Tombamento: Por tratar-se da primeira necrópole instalada no Município de São Paulo e por possuir importância singular no contexto da história da Cidade e, em particular, em seu período de formação