DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Uma adolescente, que vivia com sua mãe e sua avó em uma comunidade não pacificada no Rio de Janeiro. Conhecida pela rapaziada do morro como “ garota vermelha” pois sempre usava uma boina vermelha.
A garota vermelha, estudava pela manhã e todos os dias a tarde ajudava a mãe e a avó no trailer de lanches, “ Casa da vovó” que ficava na parte baixa da comunidade, apesar de sua de sua mãe estar sempre preocupada com o q poderia acontecer, já que o morro era comandado por um dos traficantes mais perigosos do Rio, conhecido como Lobo, por emboscar seus rivais e desaparecer com os corpos.
Uma bela tarde, garota vermelha se preparava para descer com a mãe em direção a “ Casa da vovó”, quando a mãe se sentiu mal.
- Que foi isso mãe? Tá de sacanagem, quer me dar susto?, disse garota vermelha.
- Claro que não garota, tive uma tontura, não to nada bem hj. Respondeu a mãe se segurando no sofá.
-Acho melhor a gente ir pro postinho la de cima, no estado que tu tah não é bom da mole hein, disse garota vermelha.
- Até parece que é o primeiro filho q tenho na vida .. e postinho de cima ? tu ta doida, vou ficar lá até esse bebe nascer esperando por um médico, capaz de fazer o niver de um ano dela lah - reclamou a mãe - Além do mais temos q descer com as coxinhas pra sua vó, ela já mandou 2 me liga, isso significa q ta ficando sem salgado. Completou a mãe.
- Garota vermelha ficou preocupada com a mãe naquele sol quente do verão do Rio e decidiu.
_ Mãe tu fica aki de bobs q eu desço com as coisa pra vovó, valeu ! Nem quero ouvir mais nada, FUI ! E já ia saindo porta afora com a cesta de coxinhas, quando a mãe gritou por ela.
- Anastácia Silva Bezzera !!!! - Nome completo assim não era nada bom de ouvir, pensou garota vermelha. E tratou de voltar.
- Que é mãe !??
- Tu toma cuidado nessa descida hein garota, os pessoal do Lobo, tão pra cima e pra baixo nesse morro a manhã toda - Advertiu a mãe.
- Ah mãe fala sério ! eles tão aí é td dia