O Mercantilismo
DE
HISTÓRIA
A influência da Corte
Portuguesa no Brasil.
D.JOÃO VI E A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA NO BRASIL (1808)
A vinda da família real portuguesa para o Brasil representou um passo importante para a nossa futura independência política.
D.Carlota esposa de D.João, filha do Rei de Espanha.
Ao ser intimado por Napoleão em 12 de agosto de 1807 para aderir o Bloqueio Continental contra a Inglaterra, D.João foi evasivo em sua resposta e procurou ganhar tempo, fechando os portos do reino aos ingleses e enviando ao Brasil o primogênito D.Pedro com o objetivo de resguarda-lo.
Em 22 de outubro assinava por meio de seus representantes em Londres uma "Convenção Secreta" com a Inglaterra, que logo resultou em ocupação da Ilha da Madeira pelos ingleses. Se Portugal aderisse ao Bloqueio Continental esse país ficaria em condições extremamente difícil. Os ingleses eram os maiores fornecedores dos produtos manufaturados consumidos em Portugal e também os maiores compradores de mercadorias portuguesas e brasileiras.
A Inglaterra por sua vez, também não queria perder seu velho aliado, principalmente porque o Brasil representava um excelente mercado consumidor de seus produtos. Para resolver a situação de acordo com os interesses de seu país, o embaixador inglês em Lisboa, Lorde PERCY CLINTON SMITH, Visconde de STRANGFORD, conseguiu convencer D.João a transferir-se com a sua corte para o Brasil garantindo desse modo aos ingleses o acesso ao mercado consumidor brasileiro. A esquadra saiu do Tejo, com a família real no dia 29 de novembro de 1807, contava ao todo com quinze navios, sendo apenas quatorze seguiram viagem, porque a escuna CURIOSA depois de ter saído retornou ao Tejo.
Série dos quatorzes reis de Portugal e da Espanha, que aclamaram e reconheceram o Brasil, até se constituir um Império independente:
1- D.Manuel faleceu em 13 de dezembro de 1521. 2- D.João III de Portugal faleceu em 11 de junho de 1557. 3- D. Sebastião faleceu em 04 de