direitos
DIREITO
Nome: Glécia Querino, Isabelli Camilo.
Nº 13- 15
Série: 2ºD
São Paulo, 24 de novembro de 2014
Introdução
O direito é responsável pelo cumprimento da lei e sua importância já se fazia importante desde a Antiguidade, pois “quando um grupo se constitui - se destaca e obtém facilidades e privilégios, se faz uma diferenciação social”. É notável a elaboração do direito Romano obtido através de um trabalho árduo e conciso, em que regia a vida pública e privada dos romanos, bem como das suas normas jurídicas e dos seus códigos legislativos que foram reproduzidos e se encontram presentes em nosso sistema atual. “O direito Romano se constitui numa verdadeira revolução na forma de pensamento jurídico”. Chama-se direito romano o conjunto de normas jurídicas que regeram o povo romano nas variadas épocas da sua História, desde as origens de Roma até a morte de Justiniano, imperador do Oriente, em 565 da era cristã.
Índice
Formação em Direito
Entra ano, sai ano, e o Direito continua entre os cursos mais disputados dos principais vestibulares do país. Mesmo com a rigidez do exame para tirar a licença profissional, que chega a reprovar mais de 90% dos candidatos, existem mais de 550 mil advogados no país, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).Apesar do prestígio, essa é uma carreira estressante, que exige muita dedicação e atualização constante por parte dos profissionais, já que as leis estão sempre em mudança. O advogado é responsável por representar os legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em conflitos entre si ou perante o Estado, fazendo prevalecer a Justiça. É necessário ter formação superior para atuar na área.
Como está o mercado de trabalho?
Com salário inicial médio por volta de R$ 4 mil, segundo o Datafolha, o bacharel em Direito é requisitado em diversas áreas. Direito ambiental, tributário, de