Direitos e deveres das crianças
É direito de toda criança ter um nome e uma nacionalidade, porém muitas famílias, principalmente as mais pobres, não registram seus filhos, por não terem condição e não saberem que o governo tem a obrigação de registrar de graça quem não tiver recurso. Outro dia, ouvi a história da menina Maria, do interior da Bahia, ela tinha sete anos e não ia para a escola e nem recebia bolsa escola por que não era registrada.
As crianças também têm direito a alimentação, moradia e assistência médica adequada para ela e sua mãe, mas será que estes direitos estão sendo respeitados? Karla sofreu um grave acidente, e como a sua família não tinha plano de saúde e nem tinha dinheiro para pagar um hospital particular, ela teve que passar horas na fila do posto de saúde público, e mesmo assim só pode engessar o braço quebrado no dia seguinte. É um descaso. E as muitas crianças que vemos na TV que não têm onde morar acabam debaixo de pontes, passando frio. Douglas mora em uma cidade com sua mãe e com seus irmãos, seus pais estão desempregados e vivem de catar lixo e vendê-los para a reciclagem, mas o que ganham, mal dá para comer e isto é muito triste, pois o mínimo que as crianças devem ter é a alimentação e quantas passam fome e isso a gente vê todo dia na TV. Onde estão os direitos da alimentação? Só no papel?
As crianças que têm deficiência física ou mental têm o direito a uma educação especial, ou seja, que as escolas dêem atenção especial, porém, nem sempre é assim. Henrique é um garotinho de onze anos que nem