Origem dos ciganos
Um grande rio corta a região noroeste da Índia, onde fica hoje o Paquistão. Seu nome é Indus e das suas margens partiu, expulso por invasores Árabes há quase três mil anos, um povo amante da música, das cores alegres e da magia. Esta, pelo menos é a expedição dos estudiosos para a origem dos ciganos.
O idioma falado pelos ciganos é o Romanês ou Romani língua muito próxima da moderna língua indo-europeias do norte da Índia e do Paquistão. O que não se sabe ainda é se esses eternos viajantes pertenciam a uma casta inferior dentro da Hierarquia Indiana (os parias) ou se eram orgulhosos Raiputs (uma casta aristocrática e militar).
Por onde passaram, ganharam fama de um povo que tinha horror á agricultura, viajam sempre em grandes carroções coloridos e criaram nomes poéticos para si próprios, como exemplo: Filhos das Estrelas, irmãos das Águas entre outros. São pessoas tradicionalmente nômades, originárias do norte da Índia e que hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente étnica nos países onde vivem.
Os ciganos são vistas como possuidores de poderes psíquicos (como prevê o futuro). A maior concentração de ciganos fica na Romênia entre 1,500. 00 a 2.000.00 na Bulgária tem entre 700.000 a 800.000 o mesmo da Espanha e no Brasil que fica na 3° colocação com 678.000.
Uma lenda é contada sobre o cigano que eles vêm de origem egípcia do povo ROM, que eles mesmos começaram a promover no inicio do século XVI os adivinhos ciganos eram chamados de Aigyptissai ou Egípcios e o clero proibiu o povo de consultá-los para saber o futuro. No livro de Ezequiel (30:23), os Rom foram chamados de egípcios em toda a Hungria, “o povo do faraó”, essa teoria fala que os ciganos tinham passado pelo Egito em uma época remota do passado.
TRADIÇÕES CIGANAS
Nascimento cigano.
Quando uma criança cigana nasce, uma pessoa mais velha do grupo, ou da família, prepara um pão tipo hóstia e um vinho, que é oferecida as três fadas do destino, segundo eles essas fadas