direitos e deveres das crianças
Achamos que temos o direito de fazer quantas perguntas tivermos necessidade de fazer aos nossos professores até que eles consigam deixar claro para nós os assuntos que estão ensinando.
Também temos o direito de nos reunirmos para debater as questões mais difíceis com os nossos colegas, pois nem sempre conseguimos resolvê-las sozinhos. Outro direito muito importante que temos é o de sermos tratados com respeito pelos professores. Às vezes eles perdem a paciência quando fazemos perguntas demais e não podem se irritar com a nossa curiosidade, pois sem ela ninguém aprende.
Também temos o direito de ter aulas boas, preparadas pelos professores por meio de consulta aos melhores livros didáticos, e que eles saibam transmitir os conteúdos de forma agradável e interessante. Afinal, ninguém merece assistir uma aula chata, não é mesmo?
Temos direito ao nosso recreio com tempo suficiente para comer o lanche e ainda brincar um pouquinho.
Quando ficamos doentes, temos o direito de receber do professor uma ajuda para recuperar a aula ou prova que perdemos.
Além de fazer perguntas, temos o direito também de comentar aquilo que o professor está ensinando e ele tem o dever de nos ouvir com respeito e dialogar conosco amigavelmente sobre as nossas ideias. Ele não pode ser o único a falar durante a aula, pois temos o direito de expressão garantido na lei maior do país, que é a Constituição. Mas esse respeito deve ser mútuo, pois nós também temos o dever de falar com o professor de maneira educada e cortês. Não podemos interpelá-lo de forma rude ou grosseira.
Nossos deveres:
Temos o dever de estudar os assuntos ensinados e fazer os deveres de casa. Mas os nossos deveres como alunos não são apenas os de estudar e tratar bem o professor. Também temos o dever de tratar com respeito e dignidade nossos colegas e os funcionários da escola.
Temos o dever de não faltar às aulas sem um motivo justificável e de não chegar atrasados, pois, além