Direitos e deveres da criança e adolescente
Os direitos da criança e adolescente deu início no mundo em 20 de Novembro de 1959, aprovada por unanimidade pela Assembléia Geral da ONU. É integralmente fiscalizada pela UNICEF. Organismo unicelular da ONU, criada com o fim de integrar as crianças na sociedade e zelar pelo seu convívio e interação social, cultural e até financeiro conforme o caso, dando-lhes condições de sobrevivência até a sua adolescência.
A luta para que esses direitos sejam respeitados é difícil e não acaba nunca. Por isso, quando a Declaração completou 30 aninhos, em 20 de novembro de 1989, a ONU também aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que virou lei internacional um ano depois. Esse documento é a Carta Magna da criança, um conjunto de leis que aumenta a proteção aos cidadãos pequeninos de todo o mundo.
MOVIMENTOS SOCIAIS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Existem movimentos sociais que servem para a defesa dos direitos da criança e adolescente, onde reivindicam projetos, mudanças, melhorias e lutam por esses direitos. Podemos citar como movimentos sociais:
Passeatas, palestras, campanhas de mobilização social, projetos, entidades sociais, etc.
Todos esses movimentos são existentes no Brasil e no mundo.
QUAIS SÃO OS DIRETOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE?
Sempre que toda criança e adolescente tiver dúvidas a respeito de seus DIREITOS E DEVERES, deverá procurar o CONSELHO TUTELAR. Porque o CONSELHO TUTELAR tem o compromisso de garantir e assegurar com absoluta prioridade á efetivação dos DIREITOS E DEVERES da criança e do adolescente.
Toda criança e adolescente tem direito:
À vida e saúde.À liberdade, respeito e dignidade.À convivência familiar e comunitária.À educação, cultura, esporte e lazer.À profissionalização e proteção ao trabalho.
QUAIS SÃO OS DEVERES DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Toda criança e adolescente tem deveres:
Respeitar ordens do pai ou responsável legal, familiares, escola, idosos e comunidade em geral.Respeitar