Direitos e deveres da organização
Francisco Vieira de Carvalho
Profª. Rocinele Vieira de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADM) – ADG 0032
23/052/11
RESUMO
A abordagem do devido trabalho refere-se sobre os direitos e deveres da organização, de acordo com as regularidades que tange as leis do nosso país, reforçando a relação de empregado e empregador. As entidades empregadoras têm deveres para com os seus trabalhadores e usufruem de direitos, a partir do momento em que o contrato de trabalho entra em vigor até o seu término. A empresa funciona por meio de pessoas, a eficiência depende da qualidade intrínseca e do valor e da integração dos homens que ela organiza. Ao desenvolver uma estrutura organizacional deve-se levar em consideração o comportamento e o conhecimento das pessoas que irão desempenhar funções. As formas de atuação da empresa e a questão do trabalho e até mesmo da efetividade do processo do trabalho perpassa sobre a maneira como se estruturam as empresas, como o direito as conforma deixando claro sua legitimidade como organização estruturada.
Palavras-chave: Direito; Empresa; Funcionário.
1 INTRODUÇÃO
As entidades empregadoras têm deveres para com os seus trabalhadores e usufruem de direitos, a partir do momento em que o contrato de trabalho entra em vigor e até ao seu termino.
1.1 O empregador está obrigado a: * Respeitar o trabalhador enquanto seu colaborador e a reconhecer o seu trabalho, retribuindo-lhe um pagamento acordado entre as duas partes e dando-lhe as necessárias condições de trabalho. * Verificar a qualidade da execução das tarefas e providenciar formas de aumentar a produtividade dos empregados. * Precaver situações de risco e garantir a segurança dos trabalhadores, bem como indenizá-los dos prejuízos resultantes de acidentes ou doenças causados pelo trabalho. * Cumprir todas as imposições estabelecidas no contrato de trabalho.