Direitos E Cidadania Resumo Democracia
A existência de diferentes modelos de democracia provocou uma divisão entre os teóricos da democracia contemporânea. De um tipo havia a “teoria minimalista” que afirmava que a única forma de democracia possível no mundo moderno é a teoria representativa. Para eles, o regime democrático é apenas um método para escolha de governantes. Do outo lado está as “teorias amplas de democracia” que defendem a ideia de que a democracia deve ser entendida como fazendo parte do toda a vida social, um modelo de convivência política entre os cidadãos, onde participassem na distribuição do poder, dos bens econômicos e culturais(Democracia Participativa).
A teoria minimalista da democracia é defendida por nomes célebres da teoria social e política como Max Weber, Joseph Schumpeter, Robert Dahl entre outros. Essa teoria aponta para a impossibilidade de realização dos ideais de participação política direta diante da s decisões sociais.
Para Schumpeter, a democracia é reduzida a um método pelo qual as elites políticas disputam o poder, ou seja, o ator fundamental não é o povo. Para ele esta seria a única possibilidade realista de efetivação da democracia nas condições complexas do mundo moderno.
Robert Dahl defende a ideia de que democracia é “poliarquia”, ou seja, um sistema político é democrático na medida em que nele seus princípios formuladores de decisão sejam selecionados através de eleições periódicas, honestas e imparciais. Ele defende que são necessários oito requisitos básicos para a existência da democracia:
1. Liberdade de formar e aderir organizações;
2. Liberdade de expressão;
3. Direito de voto;
4. Elegibilidade para cargos públicos;
5. Direito de líderes políticos disputarem apoio;
6. Fontes alternativas de informação;
7. Eleições livres e idôneas;
8. Instituições para fazer com que as políticas governamentais dependam de eleições e de outras manifestações de preferência.
Estes autores limitam-se a descrever os regimes democráticos atualmente