direitos sociais
Tema: Envelhecimento e mercado de trabalho - A inserção do idoso no mercado de trabalho
Objeto de estudo: Perspectivas do mercado de trabalho para a população idosa no Brasil contemporâneo
Iniciar contextualizando o que é idoso
Falar sobre a saúde do idoso: física e psicológica (doenças crônicas, morte, depressão, despesas com tratamento com a saúde, como remédio, etc.). Sentimento de invalidez, aceitação ou não do envelhecimento, envolvendo qualidade de vida e estética. Expectativa de vida da população idosa no Brasil e a quantidade existente.
Contextualizar o que é trabalho
Definição do que é trabalho e o que é mercado de trabalho
· Analisar os impactos que o mercado de trabalho causa na vida dos idosos quando estes adquirem certa idade, os tornando incapazes de realizar certas funções.
· Ver como o idoso se insere no mercado de trabalho (DIFICULDADES) e como encara a exclusão e discriminação adquirida pela sua "incapacidade” de produzir como antes (Proteção, Discriminação e preconceito no trabalho).
· Como são as condições de trabalho no meio rural e urbano para os idosos, quantidade de idosos empregados e desempregados.
· Motivações (financeiras, pessoais, familiares) que levam as pessoas da terceira idade a trabalhar.
· Impacto (consequências) do trabalho para o idoso (danos à saúde, por exemplo)
· Submissão às condições do mercado de trabalho por necessidade e falta de escolaridade.
· Exploração por falta de qualificação e especialização ou até mesmo por incapacidade de exercer uma função que exige mais habilidade.
· Descarte da mão de obra com menos agilidade por uma mão de obra mais hábil e jovem (Vagas e oportunidades de emprego para os idosos no Brasil relacionando com a oportunidade de emprego para as pessoas mais jovens).
· Desvalorização salarial
· Submissão do idoso as condições precárias e desumanas por necessidade (trabalho informal), onde o idoso se sente inútil para a sociedade, fazendo com