Direitos Humanos
Aluna Roberta Brito
Professor Alessandro Barreto
9º ANO B – Ensino fundamental II
Resumo crítico embasado nos artigos - 1º ao 5º - da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)
PALAVRAS CHAVE:
ONU, Liberdade, Direito humano, Escravidão, Tortura, Segurança.
“Adotada e proclamada pela Assembléia Geral, na sua Resolução 217A (III) de 10 de Dezembro de 1948.
Publicada no Diário da República, I Série A, n.º 57/78, de 9 de Março de 1978, mediante aviso do Ministério dos Negócios Estrangeiros.”
Retirado de Gabinete de Documentação e Direito Comparado.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
(1º Artigo da DUDH)
No primeiro artigo da declaração, a lei aborda que todos os seres humanos serão iguais entre si. E devem atuar de maneira cordial e fraterna.
Muito se têm a observar, já que os meios de requerer os direitos, nem todos possuem. Abastados, perante olhar histórico, são mais beneficiados pelas leis, já que têm mais possibilidade de fazer valer seus direitos.
Velhos “rumores” são trazidos para os dias atuais. Histórias sobre o negro ser menos honesto que o branco ou que o negro rouba por natureza, entre outros pré-conceitos, são vistos como verdades por muitos, infelizmente.
Dados estatísticos demonstram a veracidade dos fatos:
“Jovens negros são as principais vítimas da violência e têm 2,5 vezes mais chances de serem assassinados no Brasil do que jovens brancos, segundo relatório divulgado [...] pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, em Brasília.”
Recorte do site da Globo de notícias, G1. Data de publicação: 7 de maio de 2015.
“A Pesquisa Nacional de Vitimização, feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que em 2009, 6,5% dos negros que sofreram uma agressão tiveram como agressores policiais ou seguranças privados [...], contra 3,7% dos brancos.”