Direitos Humanos
HUMANOS
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS
HUMANOS
Conceito de Direitos Humanos
Os Direitos Humanos, são uma espécie de direitos e eram denominados de Direitos do
Homem.
Os Direitos Humanos no período da Idade Média
Para Claudio Vicentino (1997, p. 109), a Idade
Média era marcada pela organização feudal, onde a riqueza era diferenciada pela propriedade de terras, ponto preponderante para distinguir os grupos sociais, onde de um lado os senhores e de outro os servos que eram vinculados a terra e sem perspectiva de ascensão social.
Os Direitos Humanos na Idade Moderna
Com nova ordem econômica mundial, os proprietários de terras já não tinha mais poder, prevalecendo nesse período o oposto do feudalismo, sendo ele o capitalismo.
Direitos Humanos e os acontecimentos após o ano de 1776
Melina Girardi Fachin (2009, p. 27), declara que logo após, dois fatores condicionados em textos escritos, propiciaram a consagração dos direitos humanos e direitos fundamentais, sendo eles: as teorias contratualistas e a laicidade do direito natural.
OS DIREITOS HUMANOS
De acordo com as mutações históricas e as ideologias sociais, os direitos humanos passaram a ter várias gerações aparecendo assim em diversas Constituições, vindo a consolidar-se no ordenamento jurídico pátrio, como por exemplo, na Carta Magna de 1988.
Lei Áurea
Determinou o fim da escravidão do Brasil em
13 de maio de 1888. Foi a culminação de um lento processo de abolição que se iniciou no
Brasil ainda em 1850.
Direitos Políticos
Eles caracterizam o direito de cada cidadão contribuir para os propósitos da atuação do
Estado, compondo as decisões fundamentais a orientar o Estado
Direitos Sociais
Os direitos sociais e econômicos passaram a ser reconhecidos pelas Constituições nacionais sob a influência e a pressão dos movimentos sociais e políticos do final do século XIX e início do século XX, principalmente os movimentos da classe operária,