Professora
GUIMARÃES, PATRICIA DE SOUZA GOMES.
POCONÉ-MT
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo compreender o desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, para oportunizar momentos lúdicos nas práticas pedagógicas, adequadas e necessárias para favorecer a aprendizagem.
Foi feita pesquisa em livros, apostilas e uma observação em salas de aula do CEI “Fabiano Caporossi do Prado”, através do qual se chegou a uma conclusão óbvia, de que é necessário uma mudança na prática pedagógica na área de Educação Infantil. Foi possível constatar que na esteira do ensino tradicional, está à concepção de que o conhecimento se dá através do hábito de exercícios de treinamento como cópias descontextualizadas do cotidiano da criança. Mas percebe-se através da pesquisa que na Educação Infantil, o lúdico e o jogo assumem um caráter de mais alta importância no desenvolvimento infantil, pois propicia o seu desenvolvimento: Cognitivo, afetivo, social, moral e motor, podendo oferecer a criança sustentáculos possíveis para nortear suas ações presentes e futuras. É preciso que os profissionais de educação infantil tenham acesso ao conhecimento produzido na área de Educação Infantil e da cultura em geral, para repensarem suas práticas, se reconstruírem enquanto cidadãos e atuarem enquanto sujeitos da produção de conhecimento. E para que possam, mais do que implantar currículos ou aplicar propostas á realidade da creche/pré-escola em que atuam, efetivamente participar da sua concepção, construção e consolidação.
PALAVRA CHAVE: Educação Infantil. Conscientização dos pais. Papel da escola.
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa foi criado para ajudar professores da educação, ampliar seus conhecimentos e sensibilizar quanto à importância do lúdico no desenvolvimento Infantil.
Com tantas mudanças tecnológicas e novos assuntos sendo debatidos pela sociedade, vemos