Direitos humanos
Os direitos humanos são os direitos básicos dos seres humanos, de viver com liberdade, segurança e com um padrão de vida descente, assegurado sob o direito internacional e fundamentado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, são resultados de uma longa história debatida durante os séculos.
A luta do homem pela buscar dos direitos essenciais vem desde os primórdios da história, os gregos foram fundadores da democracia, porem eram uma , os romanos empenharam uma importante função, pelos seus ideais: a proteção dos direitos dos cidadãos e pela igualdade perante a lei, mas foram nos anos de 1789 e 1799 que grandes passos foram dados, com a chamada Revolução Francesa pessoas foram às ruas e lutaram por seus ideais, sua busca por uma vida mais digna.
No século XVIII a Europa passava por grandes transformações, com o declíneo do feudalismo e a decadência na economia agrícola, o povo passa a concentrar-se nas cidades, passando assim a sofrer com a exploração do trabalhas nas fábricas, vivendo em péssimas condições de moradia e sem o mínimo de direitos de uma vida digna. Em um cenário absolutista explode o que seria chamado de Revolução Francesa, viria para mudar a história humana, possibilitando a redução das desigualdades entre os homens e a liberdade do indivíduos que até então se encontravam em situação de opressão, miséria e fome. Influenciada por pensadores iluministas, como Rousseau, Voltaire, e Kant, a revolução tinha como lema liberdade, fraternidade e igualdade. Em 26 de agosto de 1789 foi aprovada a Declaração dos Direitos do homem Cidadão, marcando o fim de uma época.
Muitas outras revoluções vieram, mas foi somente em 1948, após a experiência de duas guerras mundiais avassaladora, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi promulgada pela ONU, que, foi criada no período pós guerra na Conferência de
Yalta, em 1945, a fim de estabelecer bases para promover a paz e ordem