direitos humanos
No entanto, direitos humanos é uma ideia que já nascia há milhares de anos na humanidade, como nas antigas culturas, a exemplo das primeiras cidades-estados. O Direito Romano, um conjunto de regras que os cidadãos de Roma deveriam seguir para realizar seu direito e que limitava o poder do governante, é um desses exemplos. Porém, o sentido de direitos humanos começou a ser desenvolvido e fundamentado pela humanidade bem mais tarde. A Inglaterra do século XIII foi uma das nações pioneiras a marcar sua política com esses conceitos. Como na ocasião em que bispos e barões obrigaram o rei João a assinar a Magna Carta - um documento de 1215, que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, impondo novas regras e impedindo assim o exercício do poder absoluto.
Mais tarde, nas declarações de direitos resultantes das revoluções americana e francesa, o sentido mais apurado de "direitos humanos" já podia ser notado. Na segunda etapa da Revolução Francesa, o pensamento do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau reforçou a proclamação dos "direitos do homem e do cidadão", em 1793, tanto na América quanto na Europa. Mas mantinham um conteúdo bastante individualista, consagrando a chamada democracia burguesa.
No século XX, contudo, alguns documentos famosos como a Declaração das Nações Unidas (Washington, 1942) e as conclusões da Conferência de Moscou (1943) fomentaram o desenvolvimento