História da arte: arte paleocristã e românica
Arte Paleocristã
Legalização Cristianismo por Constantino. Constantino segue para Bizâncio, muda o nome para Constantinopla Teodósio dividi o império Romano:
Ocidente e Oriente (um para cada filho) Desenvolvimento da Arte Românica
Queda do Império Romano do Ocidente. Muitas invasões bárbaras.
Pestes, divisões políticas IDADE MÉDIA ( 900 anos)
IDADE DAS TREVAS
Dividida em Arte Romântica, Arte Bizantina e Arte Gótica
TEOCÊNTRICO
(gera medo na população) Desenvolvimento da Arte Bizantina
Arte Gótica
Queda império Romano do Oriente
Constantinopla foi dominada pelos muçulmanos
2ª fase
Basílicas. (Doou basílicas). Honório- Ocidente, Roma capital , Arcádio Oriente, capital Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul) FIM DA IDADE ANTIGA- INÍCIO DA IDADE MÉDIA FIM DA IDADE MÉDIA E O INÍCIO DA IDADE MODERNA
Basileu=Juiz
ARTE PALEOCRISTÃ : Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas.Surge a arte cristã primitiva. Os romanos testemunharam o nascimento de Jesus Cristo, o qual marcou uma nova era e uma nova filosofia.Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios. Esta perseguição marcou a primeira fase da ARTE PALEOCRISTÃ: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos. Nesses locais, a pintura é simbólica.
Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um círculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: