Direitos Humanos
1. Data: Documento criado em 26 de Agosto de 1789, na Assembleia Nacional Constituinte Francesa, em Versalhes França.
Facto histórico: Esta declaração marca o fim do Antigo Regime e o início de uma nova era, servindo assim de início à primeira Constituição da Revolução Francesa, adotada apenas em 1791.
2. Causas: A Assembleia Francesa considerou na época que motivos tais como: a ignorância, o esquecimento e até mesmo o desprezo pelos direitos do Homem são motivos para que haja tanta infelicidade e a corrupção dos governos. Por estes motivos, resolveu-se expor numa declaração solene, de maneira que esta esteja presente em todos os membros do corpo social, havendo assim igualdade de direitos para todos os homens.
Análise do documento: A Declaração Universal dos Direitos Humanos elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) após a 2ª guerra mundial, mais propriamente no dia 10 de Dezembro de 1948, é um documento que visa fixar internacionalmente os direitos que tanto homens como mulheres (referindo-se assim a todo o ser humano) têm independentemente da cor, idade, classe social ou religião.
É então um acordo feito entre todos os governos do Planeta, para que se comprometam a defender e a promover estes direitos, mesmo que só teoricamente, o direito à vida e de viver livre, bem como a igualdade em todos os extratos sociais, e assim trazer uma maior felicidade entre as nações e consequentemente uma paz universal, evitando mais guerras.
Reflexão sobre a Pobreza
A pobreza desde à muito tem sido catalogada como sinónimo de carência individual ou social, dada condição que tantas pessoas passam, e que é preciso aprofundar para entender melhor esta triste realidade, presente ainda nos dias de hoje e ainda mais com o agravar da crise em Portugal.
Esta condição é interpretada de um modo geral não só quanto à necessidade de bens (alimentação, vestuário, alojamento) e serviços essenciais (cuidados de saúde) com base nos rendimentos do