Direitos humanos
Muitos Policiais Militares acreditam que os direitos humanos são para proteger cidadãos ifratores violentos que a toda hora são presos e em pouco tempo já estão soltos, retornando para a sociedade para cometer novamente crimes violentos, muitas das vezes numa intensidade ainda maior.
Alguns autores relatados no texto, acreditam que o comportamento adotado por policiais militares ainda é reflexo deixado pela história recente da ditadura e repressão ocorrida durante o regime militar. Outros encontram nos Direitos Humanos um impasse para livrar a sociedade de bem de criminosos. Certo é que o assunto é polêmico, cada qual defendendo seu ponto de vista, não existindo unanimidade nem uma teoria sobre esse assunto.
Há algum tempo, a disciplina Direitos Humanos já é obrigatória em todos os cursos de formação e aperfeiçoamento oferecidos pela Polícia Militar de Minas Gerais.Visa formar multiplicadores e promotores de Direitos Humanos para a aplicação do conhecimento adquirido nas atividades policiais militares. Então, alegar desconhecimento do assunto já não cabe mais ao militar, sendo que praticamente 100% da tropa já passou pelo curso.
Mesmo assim, existem ainda aqueles resistentes ao assunto, que não satisfeitos em prender o cidadão infrator, tomam as dores das vítimas e querem fazer justiça com as próprias mãos, usando meios desumanos como tortura, humilhações e outros métodos reprováveis. Muitas das vezes incentivados pela própria população que já não tolera mais tanta violência e impunidade por parte da justiça e de leis ineficazes que cada vez mais atenuam as penas em favor dos criminosos.A sociedade de bem,que é tão destratada e deixada de lado por políticos, vêem eles lutando por melhorias para os infratores.Enquanto o