direitos humanos
Campus West Shopping
Curso de Direito
Disciplina: História do Direito brasileiro
Professor: Claudio Freitas
Aluno: Welington Moreira da Silva – turma: 1021 (manhã)
Resumo do texto
O texto tem por objetivo abordar os principais pontos fundamentais sobre a aplicação dos Direitos Humanos num cenário mundial globalizado, porém enfatizando a cultura dos povos em caráter regional e tribal, e levantando questões como a autodeterminação dos povos e as suas particularidades regionais e poder político.
Os Direitos Humanos tem a finalidade de dar a cada indivíduo o poder de fazer suas reivindicações de seus direitos de liberdade e benefícios. Devem ser reconhecidos e respeitados em qualquer Estado, grande ou pequeno, pobre ou rico, independente do sistema social e econômico que se aplica em cada localidade.
O significado da expressão Direitos Humanos:
São os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Seu conceito também está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, da expressão, e a igualdade perante a lei. A ONU proclamou a declaração universal dos Direitos Humanos, que é respeitado mundialmente.
Sobre as diversas gerações dos Direitos Humanos temos à primeira geração: que são os direitos individuais de cada um.
A segunda geração são os direitos metaindividuais, coletivos ou difusos que nada mais é que o resultado do ambiente entre forças sociais que tem como modelo o desenvolvimento burguês de sociedade.
Os Direitos econômicos: O direito ao pleno emprego, transporte integrado à produção, e direitos do consumidor são os direitos políticos.
Terceira geração de direitos humanos: São os denominados direitos dos povos em direitos de solidariedade, também fontes de lutas sociais e das transformações sócio-político-econômicas ocorridas nos últimos três séculos da história da humanidade.
Temos por fim uma quarta geração dos Direitos Humanos ligados à comunicação, à democratização da informação, entre