Direitos humanos
O que é a ONU?
A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.
Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho. Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.
As Nações Unidas são um governo mundial?
As Nações Unidas não são nem nunca pretenderam ser um governo mundial, mas sim uma organização de Estados soberanos e independentes, que faz unicamente o que esses Estados soberanos decidiram que podem fazer. A ONU só pode atuar de acordo com as instruções dadas pelos seus Estados-membros.
Quantos países são membros da ONU?
A ONU tem 192 Estados-membros
Como um país se torna membro das Nações Unidas?
Como diz a Carta das Nações Unidas (Capítulo II, Artigo 4), a admissão como membro das Nações Unidas está aberta a todos os Estados amantes da paz que aceitarem as obrigações contidas na Carta. "A admissão de qualquer desses Estados como membro das Nações Unidas será efetuada por decisão da Assembléia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança."
De onde vêm os recursos da