Direitos dos usuarios de saúde
O Uso Racional e Irracional dos Medicamentos Fitoterápicos pela População de Caruaru e Agrestina
CARUARU – PE
2013
Kécya Oliveira Rianne Kercia Thais Morais
O Uso Racional e Irracional dos Medicamentos Fitoterápicos pela População de Caruaru e Agrestina
Projeto de pesquisa apresentado ao Professor Marcelo Viana, da disciplina Metodologia Científica, na Faculdade ASCES, para fins avaliativos.
CARUARU – PE
2013
Objetivos
Objetivo Geral - Conscientizar a população para o uso racional dos produtos fitoterápicos.
Objetivos Específicos -.Confeccionar panfletos para conscientização, orientação da utilização inadequada dos fitoterápicos.
. Realizar panfletagem, com orientações sobre o uso moderado dos fitoterápicos.
. Apresentar os efeitos colaterais de automedicação inadequada dos fitoterápicos.
Introdução
O medicamento fitoterápico é um medicamento obtido através de plantas medicinais, mas para que o extrato de uma planta seja considerado um medicamento fitoterápico, a preparação nos laboratórios deve atender as normas e procedimentos elaborados por técnicos de farmácias e indústria, além disso, sua eficácia e segurança de uso dever ser comprovada por estudos e ensaios clínicos e possuir comprovação clinica registrada na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária).
Não se considera um medicamento fitoterápico aquele que, em sua composição, inclua substância ativa isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais. As plantas medicinais são capazes de aliviar ou curar enfermidades e tem tradição de uso como medicamento em uma população ou comunidade. Entretanto, para usá-las é imperativo o conhecimento do processo de coleta, estabilização