Direitos do cidadão
Instrumento da política de relações comercias e financeiras entre um país e o conjunto de demais países. A política cambial é constituída pela administração da taxa de cambio e pala manutenção das operações cambiais, almejando o mercado externo, no sentido de manter equalizado o poder de compra do país em relação aos outros com os quais esta mantenha relação de troca.
Como todo preço ela é determinada pela Lei da oferta e da procura. E o Banco Central é quem define o que os economistas chamam de política ou regime cambial. Existem dois tipos de políticas cambiais, uma chamada de política de câmbio fixo, que uma taxa onde os países se comprometem a manter o mesmo poder de paridade a outra denominada taxa de campo flutuante ou flexíveis, onde não há intervenção do BACEN na taxa de câmbio, e isso proporciona o equilíbrio contínuo no balanço de pagamento.
POLÍTICA DE RENDA
Está voltada à interferência do governo na formação de renda, por meio do controle e congelamento dos preços. Esse controle sobre os preços e salários é obtido através do combate ao aumento persistente e generalizado nos preços, que é a inflação. As políticas antiinflacionárias brasileiras são o salário mínimo, o congelamento de preços e salários etc. Dirigida para o controle da inflação, através da utilização de metas ou de outras restrições sobre salários monetários e os preços. Restrições sobre os salários afetam a renda do trabalho. Restrições sobre os preços afetam outras rendas, tais como lucros e aluguéis.
Alguns tipos de controle aplicados pelas autoridades econômicas podem ser classificados dentro do âmbito das políticas monetárias, fiscal ou cambial. No Brasil podem ser apontados como políticas antiinflacionárias a fixação da política salarial, a atuação do Conselho Interministerial de Preços (CIP), depois da Secretaria Especial de Abastecimento e Preço (Seap) entre outros. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
GARCIA, Manuel Enriquez; VASCONCELLOS, Marco