Resenhas
Brandão, Carlos Rodrigues. O que e educação 42°. ed. São Paulo: Brasiliense, 2003.
O que é educação
Alan Correia Tito
Estudante do curso de pedagogia na FAEPI
Nascido no Rio de Janeiro em abril de 1940, Carlos Rodrigues Brandão si formol em psicologia na PUC, tem o mestrado em Antropologia pela UNB e o doutorado em Antropologia USP. Foi professor universitário na UNB (Universidade de Brasília) da UFG (Universidade Federal de Goiás) e pela UNICAMP (Universidade Federal de Campinas). A obra teve sua primeira adição em 1981 e em 2003 chegou a sua 42° edição.
O livro é constituído de 9 capítulos onde Carlos Rodrigues apresente a obra, e visa fazer uma discussão sobre o conceito de educação saber quem a inventou.
O primeiro capítulo, Educação? Educações aprender com o índio, (p.7 -12), o autor diz que a educação é a construção social de um determinado povo, que tanto pode ajudar para a sua autonomia como também para aceitar a submissão a outros povos. E cita o exemplo de uma carta famosa de um índio americano que escreveu para os colonizadores que ofereciam uma educação, para seus filhos, e dizia que agradecia, mas que a educação dos colonizadores não correspondia à realidade que eles precisavam dos homens de sua aldeia, pois se tornavam inúteis, e em contra partida ofereceu a educação a sua educação para os filhos dos colonizadores para se tornarem verdadeiros guerreiros. E conclui que a educação é uma construção do imaginário dos grupos sociais para transformá-los em algo melhor naquilo que se considera ideal. Com essa carta o autor deixa bem claro sua visão sobre educação, cada ser é educado de acordo com sua cultura, cada um recebe o conhecimento necessário para seu dia adia que não devemos interferir na vida e nem nos costumes do outro.
No segundo capitulo, Quando a escola é na aldeia, (p.13-26) , a educação existe em lugares em que não há escola, por isso em lugares em que há redes de estrutura