Logistica administração de materiais
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento dos recursos materiais e patrimoniais de uma organização, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.
Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados. Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, pesquisar e programar. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.
Armazenagem. Distribuição, Gestão de Estoques, Desempenho, Enfoques e Tendências da Administração de Materiais.
1 – A Importância da Atividade de Armazenagem Dentro da Logística
Antigamente na armazenagem havia um conceito em que a ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Esse espaço foi destinado á armazenagem como um local sempre impróprio, pelo mau aproveitamento do espaço tornou um comportamento antieconômico. Guardar as mercadorias com maior cuidado possível já não era mais suficiente, reduzir a altura para guardar maior quantidade de material foi à solução encontrada. Agindo assim a armazenagem de materiais consegui um grande lucro. “Armazenagem” e “Estocagem” são usados para identificação de coisas semelhantes. Mas podemos distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como “Armazenagem” e à guarda de matérias-primas como “Estocagem”. A armazenagem aparece como uma das funções que agrega ao sistema logístico, é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. Na produção, são gerados produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado. Por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender as exigências e oscilações do mercado. A importância da Armazenagem na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor