direitos da criança
Os Direitos da Criança é um dos temas que é muitas vezes deixado para trás e muito pouco divulgado, porém tentamos alertar as crianças para seus direitos e dá-los a conheçer nossa comunidade escolar. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e que precisam de condições para se desemvolverem com plenitude todo o seu potencial. Contudo as crianças são especialmente vulneráveis as violações de direitos à pobreza e à iniquidade no País. Por exemplo 29% da população vive em famílias pobre, mas, entre as crianças, esse número chega à 45,6%.
As crianças negras poderá ter uma porcentagem maior em viver na pobreza do que as brancas, o mesmo para crianças que vivem em áreas rurais. Aproximadamente uma em cada quatro crianças de 4 à 6 anos estão fora da escola. 64% das crianças pobres não vão a escola durante a infância. A desnutrição entre crianças menos de 1 ano diminuiu bastante nos últimos cinco anos, mas ainda existe uma porcentagem muito alta de crianças com menos de 1 ano desnutridas.
O pedagogo é aquele que ensina, que sabe empregar a pedagogia. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola.
Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola,