Direito
Disciplina: Comunicação e Expressão (Linguagem Jurídica)
1° Período: 2013/1
2 EXERCICIOS
1. A) Perempção é perda do direito de ação, por abandono do processo, dando causa por três vezes à sua extinção do processo, enquanto preempção é uma espécie de preferência no contrato de compra e venda, ou seja é o direito de preferência. São parônimas pois possuem sentidos adversos, mas se aproximam pela forma gráfica ou mesmo pelo som. Não pertencem à mesma família ideológica porque possuem sentidos diferentes, a família ideológica de Perempção é a mesma da prescrição.
B) É utilizado no Direito Penal palavras Unívocas, pois fazem parte dos termos técnicos do Direito e contém um só sentido, fazem parte do jargão jurídico e mesmo assim devem ser contextualizadas para deixar claro o sentido pretendido.
Latrocínio é uma forma de roubo em que a violência empregada pelo agente causa a morte da vítima, enquanto Roubo é a subtração de coisa alheia móvel, para si ou para outrem, mediante violência ou grave ameaça. São palavras Unívocas porque eles têm um só sentido, ou seja, um não pode ser utilizado no lugar de outro sem que haja problemas no sentido do que queremos expressar.
C) Ab-rogação é a perda total e derrogação é a perda parcial de vigência de uma Lei. Ambas são consideradas no Direito espécies de Revogação de uma Lei que pode ser revogada na sua totalidade sendo chamadas de AB-ROGAÇÃO ou pode ser revogada em partes que chamamos DERROGAÇÃO.
D) Enquanto Ilidir busca afastar, refutar e anular, a palavra contestar busca argumentar, provar debater o assunto em questão. Possuem intima relação semântica pois possuem quase o mesmo significado. A contestação é a peça que comporta a toda a defesa do réu. É neste instrumento que o réu deve rebater todos os argumentos do autor, demonstrando, claramente, a impossibilidade de sucesso da demanda.
E) Precatória é quando um juiz envia sob forma de carta para o juiz