Direito
Centro De Ciências Jurídicas
História Do Direito
Resenha do livro “Síntese de uma História das Ideias Jurídicas da Antiguidade Clássica à Modernidade” de Antônio Carlos Wolkmer
INTRODUÇÃO
O livro “Síntese de uma História das Ideias Jurídicas” não tem como objetivo fundamentar todas as construções teóricas através da analise pura da obra dos pensadores das sociedades ocidentais, mas de sintetizar as mesmas, pondo em pauta conceitos essenciais à história da teoria ou à filosofia “como justiça, Direito natural, dignidade humana, legalidade positiva, liberdade e igualdade.”
Destinada a “mesclar preocupações de teor critico-interdisciplinar com interpretações voltadas para contextualizar fatores culturais, sociais e políticos”, visto que a narrativa buscou utilizar várias fontes bibliográficas.
Acredito que a leitura do livro será de muita importância para a ampliação dos conhecimentos históricos sobre a jurisdição, sobre as culturas e sobre os povos. Essencial informação para o desenvolvimento do curso que acabei de iniciar.
DESENVOLVIMENTO
Capítulo 1 – AS ORIGENS DO PENSAMENTO JURÍDICO NA ANTIGÜIDADE CLÁSSICA
Os costumes e a cultura grega começaram a ser estudados a partir do momento em que o pensamento racional ultrapassou a tradição mitológica, como mostra o autor “O mundo simbólico dos costumes e das interpretações divinas da natureza são sucedidas, desde o século VI, por uma consciência humana que começa a explicar a origem da vida e a universalidade cósmica agora por processos de racionalização, em que o espaço privilegiado é ocupado pela literatura (particularmente a dramaturgia), pela filosofia e pela ciência.” (p. 13). Mesmo adotando os fundamentos da teoria do Direito Natural, os gregos não atingiram uma reflexão jusfilosófica mais detalhada sobre a dignidade e do valor da pessoa humana. Encontra-se, então, a primeira diferença entre gregos e romanos: os primeiros, mais preocupados